MINHA RESPOSTA:

Sou sertanejo. Meu pai, Alfaiate, pernambucano de Tacaratu, minha mãe baiana de Mirandela, local onde se conheceram e se casaram na igreja católica, a mesma em que eu viria a me casar com a conterrânea que me acompanha há 48 anos, com filhos já formados. Nasci na cidade de Abaré, à beira do Rio São Francisco, no dia 31 de outubro de 1936. Eles resolveram retornar ao convívio da família de minha mãe e assim aos dois anos de idade eu cheguei a Mirandela onde vivi muito feliz a minha infância e juventude, brincando, estudando até o 5º ano do Curso Primário, tendo inclusive estudado música, trabalhando desde cedo: sempre trabalhei com meu pai, em sua alfaiataria, sua casa de negócio e cuidando de nosso pequeno rebanho de gado. Cresci regado com a firmeza de caráter de todos esses meus familiares que só me deram motivo de orgulho. Aos dezoito anos partir para São Paulo. Aqui chegando comecei a trabalhar na alfaiataria de um amigo de meu pai, no mesmo dia 13 de janeiro de 1955. Prestei o serviço militar no 2º Batalhão de Saúde no Bairro do Cambuci, até 16 de abril de 1956. O meu comandante deu-me uma Carta de Representação que diz o seguinte:

“Declara-se a quem possa interessar que o cidadão Francisco Calasans Lacerda, eis soldado desta Unidade, foi, durante o espaço de tempo em que serviu sob as minhas ordens, um elemento probo, disciplinado, de fina educação, cívico militar, nada havendo que o desabone em sua honestidade neste Corpo.” Ass. Humberto Varandas, Coronel – Médico Comandante.  

Meu pai adoeceu e veio a falecer em julho do mesmo ano. Assumi a responsabilidade de ajudar  minha mãe a criar os meus irmãos, todos menores, de 5 a 14 anos de idade. Com a graça de Deus, consegui cumprir essa missão com dignidade. Em 4 de julho de 1956, aniversário da morte de meu pai, fui admitido na empresa HOTÉIS REUNIDOS S.A. – HOTEL JARAGUÁ,  onde comecei como Copeiro, depois Commins, Garçon e, por último, promovido a Recepcionista mediante transferência para o HOTEL EXCELSIOR que era outra unidade da empresa. Em minha Carteira Profissional esse único registro se mantém até a presente data, sem baixa, porque meu contrato de trabalho continua sempre suspenso em função dos sucessivos mandatos sindicais. Nesta época eu já me encontrava na Presidencia do SINTHORESP, designado que fui pelo Ministério do Trabalho em 1972, como integrante de uma Junta Governativa, incumbida de realizar eleição na qual fui eleito Presidente. O Ministério do Trabalho considerou o apoio de meus colegas de empresa e o fato de eu haver concluído o curso ginasial no Colégio Osvaldo Cruz, ter estudado contabilidade no Álvares Penteado, etc.. Com a sorte de ter ao meu lado os colegas Gilberto e Mario, dei início ao trabalho sério que fez o SINTHORESP crescer mais de cinquenta vezes e se projetar como entidade conceituada em todo o Brasil e o meu nome ser lembrado para o cargo de Vice-Presidente da Confederação Nacional, Diretor de Assuntos Jurídico da NCST e Conselheiro do SENAC, cargos que continuo exercendo, com muita honra, para mim pessoalmente e para aminha categoria profissional. Formei-me em Direito pela melhor e mais tradicional Escola do País, qual seja: a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco. Obtive nota máxima no exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Aposentei-me em 1990, como Juiz do Trabalho Classista.  O meu maior orgulho é o apoio que tenho recebido de meus companheiros de categoria profissional durante todos esses anos. Tudo isso, companheiros, se consegue com muito esforço e firmeza de caráter. Acho que não mereço o tratamento que me é dado pelo pessoal da oposição, que me acusa, irresponsavelmente, de falsidade ideológica. Eles responderão a processo criminal. Eu prometi solenemente, em plena assembleia geral, que os meus conhecimentos, serão usados a serviço da categoria profissional enquanto ela desejar a minha permanência. Quando a categoria profissional achar que eu devo sair, verá que sairei de cabeça erguida, honrando aquilo que herdei de meus antepassados. Eu sou apenas CALASANS. SP, 14/11/2013.  

Deixe uma resposta

