A CAUSA DO DESGASTE

SINDICALISMO SEM IDELAISMO.

O verdadeiro sindicalista, conserva a ideia de união dos trabalhadores de modo globalizado, como uma confraria indissolúvel constantemente pronta para a luta pela evolução da classe trabalhadora como um todo. A Consolidação das Leis do Trabalho busca a congregação de forma imediata por meio da similitude na atividade empresarial estabelecendo em seu artigo 511 o que denomina de categoria econômica e categoria profissional, além das profissões liberais etc. A proposta de CLT, recepcionada pela Constituição Federal vigente, é que cada categoria profissional goze de liberdade autonomia para constituir sindicato em defesa dos interesses e direitos coletivos e individuais dos trabalhadores representados. Isto não afasta a possibilidade de uma categoria profissional ajudar outra diferente por ocasião de uma eleição de diretoria sindical, sempre que se faça necessária uma mudança para melhor, posto que a luta é da classe trabalhadora em sua totalidade. Todavia, o Estado Democrático de Direito impõe seus salutares limites no que concerne ao comportamento dos candidatos e dos que os estejam apoiando. Os princípios de cidadania são irrenunciáveis, se efetivamente quisermos chamar de democráticos todos esses atos na campanha eleitoral.

Ocorre, entretanto, que estamos presenciando um comportamento, no mínimo inadequado, por parte de alguns dirigentes de centrais sindicais cuja violência chega às raias do banditismo. Por exemplo: sem qualquer escrúpulo, uma central sindical se dispõe a apoiar a ação de um sindicato criado para servir a uma empresa multinacional, na exploração de jovens brasileiros, com o objetivo de afastar a diretoria de um sindicato autêntico, que o combate veementemente, como é o caso do SINDIFAST, que pretende livrar-se da atual diretoria do SINTHORESP. No caso específico, é preciso que se esclareça, não é a central sindical em seu todo e sim um pequeno grupo de cúpula que, com certeza irá sofrer um enorme desgaste moral, considerado o fato de que o grupo de pessoas que não concordam com essa nefasta atitude da central é justamente composto de pessoas melhores preparadas inclusive moralmente. Na verdade, o melhor quadro pessoal da entidade.

Com efeito, esse grupo de companheiros que contrariam a cúpula de sua central para demonstrar seu senso de justiça e apoiar a atual diretoria do SINTHORESP merece menção em seu favor do pensamento de BROOK (Philip) cuja mensagem é a seguinte:

“O homem que tem um vislumbre de seu verdadeiro ser, da sua natureza divina e superior, só fica verdadeiramente satisfeito quando vive em perfeita e completa harmonia com a lei da evolução. Não é por certo neste mundo às pessoas mais ativas e mais ocupadas, e sempre à espera de novas tarefas que mais devemos, mas sim às pessoas que, como estrelas, deixam cair sobre nós a luz tranquila do seu interior puro e bom, sem que alguém acabe de receber auxílio e consolo de sua pureza.”

Eis ai a homenagem que faço a esses valorosos sindicalistas brasileiros que nos honram com o seu imprescindível apoio.

Francisco Calasans Lacerda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s