A FAMÍLIA É A BASE DE TUDO.

A FAMÍLIA É A BASE DE TUDO

Diferença entre um político e um estadista:

 

“O político pensa nas próximas eleições; o estadista nas gerações futuras.” – Alcide Amedeo Francesco De Gasperi.

Admitindo-se como correta essa definição de Alcide De Gasperi, vamos chegar à conclusão de que o alicerce sobre o qual se apoia um estadista, é a formação sólida oriunda da família. É esta formação familiar que propicia a percepção de que não se constrói uma nação senão pela evolução constante das sucessivas gerações, que consiste no aperfeiçoamento do sentimento de solidariedade e de cidadania. Quando Ruy Barbosa diz que “a pátria é a família amplificada, a família divinamente constituída,” ele estar a afirmar que a família é base de tudo.

Por conseguinte, a constatação de que Eduardo Campos detinha os predicados, princípios básicos de um estadista, se fortalece quando analisamos a solidez do seu convívio familiar, que começa com o sadio apego à figura do avô e esse sentimento se estende a todos os entes da própria família que constituiu, tendo por companheira exemplar a esposa cuja paixão vem, maravilhosamente, desde os tempos da juventude. Vem dai, pois, a sua capacidade de pensar nas gerações futuras e não apenas e tão somente nos problemas de futuras eleições. Portanto, para ser estadista é preciso ser, antes, pai-de-família exemplar. Claro que a essas virtudes hão que somar-se a visão política dos problemas sociais e a capacidade de equacioná-los. Vejo agora, com maior nitidez, após sua morte, que seus pronunciamentos foram absolutamente convincentes no sentido de sua visão de futuro, de porvir, em relação ao necessário investimento na educação, na saúde, na segurança, inclusive de combate às drogas, na assistência efetiva e saudável às pessoas que se encontrem em estado de miserabilidade, por meio de políticas honestas capazes de preservar-lhes a dignidade, que é, sem dúvida, o bem maior e mais valioso.

Concluo, pois convicto de que, lamentavelmente, o Brasil perde um estadista  e isso neste momento se nos apresenta como um dano irreparável. Que Deus nos ajude!     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s