QUATRO DÉCADAS QUE ME HONRAM

Informação Livre

Informação Livre” src=”http://4.bp.blogspot.com/-8a7QBTTkNf4/Vc2QOeqHDyI/AAAAAAAASw0/GEuNaxlGxvs/s1600/0000000000.jpg”>

TRIBUNA da IMPRENSA online

TRIBUNA SINDICAL

ACESSE NOSSO CANAL

HELIO FERNANDES

Colunistas:

DANIEL MAZOLA ROBERTO M.PINHO CARLOS CHAGAS SEBASTIÃO NERYCOLABORADORES: Geraldo Pereira – Emanuel Cancella – F.Calasans Lacerda – Eusébio P. Neto – Wladmir Coelho – Francisco Chaves – Alcyr Cavalcanti – Osvaldo Maneschy – Rumba Gabriel – Daniela Abreu – Mirson Murad – Miranda Sá – Ralph Lichotti – Lucas Ferreira – André Barros – Igor Mendes – Iluska Lopes – Milton Coelho da Graça – Wilson de Carvalho – Sergio Caldieri – Moyzés Lima – João Luiz Garrucino – Lu Ornellas – André de Paula – Adriano Castro de Sá – Ricardo Faria – Hélio Duque.

PREVISÃO DO TEMPO

Translate – 翻译 – traducir – 翻訳する – traduire – übersetzen – menterjemahkan – перевести

Powered by Tradutor

SEJA PARCEIRO

MAIS CONTEÚDO

ABMERJ

Agências de Notícias

EBC BBC G1 Repórter Brasil R7 Associated Press Reuters Agência Estado

Descida pelo sistema Anchieta-Imigrantes é normalizada após 11

EBC

O sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista, voltou a operar normalmente para veículos no início da tarde de hoje (9). Desde a madrugada, em razão de um acidente envolvendo três carretas, a Rodovia Anchieta, na altura …

Acompanhe Chile e Brasil ao vivo pelo Portal EBC

EBC

Sem Neymar, suspenso por quatro jogos por causa de expulsão em partida da Copa América deste ano, a seleção brasileira de futebol inicia a sua caminhada na luta por uma vaga na Copa de 2018, que será disputada na Rússia. O Brasil estreia nas …

Professores destacam importância do descanso para fazer boa

EBC

Falta pouco tempo para a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro em todo o Brasil. Mais de 7,7 milhões de pessoas farão o exame para acesso ao ensino superior, conseguir diploma de …

Artigos relacionados »

EBC participa de fórum do Brics e assina acordo de cooperação

EBC

Acordo de Cooperação – Além dos debates, durante o evento foi formalizado acordo de cooperação e troca de conteúdos, sem ônus, entre a Agência de Notícias Russa (Rossiya Segodnya/Sputnik) e a EBC. O acordo prevê o acesso de ambas as partes às …

Artigos relacionados »

tecnologia

TRIBUNA APOIA

AS QUATRO DÉCADAS QUE ME HONRAM

9.10.15

FRANCISCO CALASANS LACERDA –

Todos os meus companheiros de categoria já sabem que antes de trabalhar no ramo hoteleiro eu fui alfaiate e trabalhei na alfaiataria de meu pai até vir para São Paulo em 1955. Aqui chegando fiz o serviço militar no 2º Batalhão de Saúde, no Bairro do Cambuci. Sou reservista do Exército Brasileiro, sim, com muita honra. No dia 4 de julho de 1956, comecei a trabalhar no Hotel Jaraguá que era então o mais famoso dentre os hotéis de São Paulo, onde se hospedaram os personagens mais famosos do mundo. Fui copeiro, cafeteiro, Commins, garçom e, finalmente fui promovido a Recepcionista quando transferido para o Hotel Excelsior, que era uma das unidades da empresa Hotéis Reunidos S/A- HORSA.

Filiei-me a nosso sindicato na década de 1960 e cheguei a participar de uma chapa vitoriosa, de lista tríplice para a Justiça do Trabalho, encabeçada por José Correia Rocha que era então a maior liderança em nossa categoria profissional. Em 1969, o meu nome integrava a chapa verde, sob o comando do mesmo. Por razões administrativas gravíssimas, o sindicato sofreu intervenção, sendo nomeada uma Junta Governativa composta por dois integrantes da categoria e um Inspetor do Trabalho que a presidia. Não por culpa do presidente, o Inspetor do Trabalho, as graves irregularidades continuaram a ocorrer a ponto de se fazer necessário substituir essa Junta por outra composta de três Inspetores do Trabalho. Deu-se, portanto, a intervenção total.

Em 1972, o governo militar sofria pressão para liberar os sindicatos que ainda se encontravam sob intervenções e assim é que meu nome foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 15 de agosto daquele ano para assumir as funções de Presidente de uma Junta Governativa totalmente integrada por trabalhadores da categoria, quais sejam Francisco Calasans Lacerda, Gilberto José da Silva e Mário de Souza. (consideram a minha conduta e grau de instrução, pois já tinha cursado um ano de contabilidade no Colégio Álvares Penteado, então a melhor escola de São Paulo). Neste momento o quadro associativo contava pouco mais de oitocentos filiados, dos quais, cento e oitenta eram do Hotel Jaraguá. Não só porque fazia a declaração de imposto de renda dos meus colegas, mas também devido à minha própria índole, sempre gozei do prestígio que, possivelmente, tenha influído na minha indicação para presidir o sindicato. Como não tínhamos ainda o metrô, havia muita queixa de que o sindicato tinha se tornado distante. Começamos nosso trabalho e fomos reconduzidos a nossos cargos pelo Ministério do Trabalho sucessivamente até que recebemos ordem para realizarmos a eleição em 1977.

Neste momento o nosso trabalho já estava aprovado pela categoria profissional e fomos eleitos em chapa única. Graças ao apoio que recebíamos da classe conseguimos fazer o sindicato crescer, mantendo absoluta fidelidade à organização administrativa implantada por nossos antecessores, os Inspetores do Trabalho. Adquirimos mediante pagamento à vista, uma vila vizinha e construímos nossa nova sede em prédio de nove andares. No local aonde se encontrava a velha sede construímos o Hotel Escola. Construímos colônias de férias, em Caraguatatuba, Praia Grande e Peruíbe, (agora são três, lá), adquirimos os dez andares da Avenida Cásper Líbero, as subsede de Santo Amaro e Guarulhos, esta com seis andares, compramos e já pagamos imediatamente a sede do Bairro da Barra Funda, próxima do TRT, e estamos concluindo sem dívida alguma, a nova colônia de Praia Grande que conta 105 apartamentos, com três elevadores, e terá nível de hotel de cinco estrelas. Temos assistência médica, odontológica, Assistência Social, Departamento de Colocação, nosso Departamento Jurídico é atualmente o maior do Brasil, Departamento de Esporte e Cultura, Clube de Campo, imóvel de dez mil metros quadrados localizado na Praia de Capricórnio, entre Ubatuba e Caraguatatuba. O quadro de nove funcionários que encontramos conta agora com mais de oitocentos. A base territorial que se limitava ao Município da Capital, abrange hoje trinta e sete Municípios.

No curso de nossa trajetória, sempre graças ao apoio que recebemos da categoria profissional fomos Juízes Classistas, inclusive no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, onde desempenhamos com muita honra o dever de mostrar a competência de nossa classe, inclusive redigindo nossos próprios votos, sendo o primeiro Juiz Relator de um Acórdão sobre substituição processual pelo sindicato, com base no Inciso III, do Art.8º da Constituição Federal, coisa que só recentemente o STF achou por bem admitir. Aposentei-me, com trinta e cinco anos de serviço, (aposentadoria integral), quando atuava na Quarta Turma do Egrégio TRT-2ª, em 1990, quando em curso de mais um mandato sindical e plenamente legitimado, posto que ainda em atividade a minha empresa empregadora – HOTEIS REUNIDOS S/A. Uma vez aposentado na categoria profissional, gozo do amparo constitucional  – “CF, Art.8º, VII – o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais” – para prosseguir  vencendo enquanto gozar do prestígio de meus companheiros da categoria profissional. Creio que tenho honrado a minha categoria profissional e o fiz bem, quando fui um dos poucos sindicalistas do país a conseguir competir e vencer o concurso vestibular e ingressar na Velha Academia de Direito do Largo de São Francisco, onde estudaram as mais altas personagens da História de nosso país, condição esta que contribuiu para que nossa classe fosse considerada e devidamente respeitada, enquanto no exercício das funções de Juiz Classista nas primeira e segunda instâncias.

Companheiros: esta é a resposta que dou aos que me agridem gratuitamente, por despeito, talvez. Eternamente grato pelo apoio que tenho recebido, estarei aqui enquanto vocês quiserem e não pelo tempo que os que me odeiam desejam.

Saúde e Paz, para todos!

*Francisco Calasans Lacerda é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedarias, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e Assemelhados de São Paulo e Região-SINTHORESP.

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s