Calasans na música

 SOBRE O AUTOR E INTÉRPRETE

 

FRANCISCO CALASANS LACERDA nasceu em 31 de outubro de 1936, na cidade de Abaré, à margem do Rio São Francisco, e se criou na Vila de Mirandela, terra de sua mãe, dona Tereza Calazans Lacerda, ambas no Estado da Bahia. Seu pai, conhecido como Mestre Abílio, Alfaiate, – Abílio Gomes Lacerda- era natural de Taracatú, sertão pernambucano.

Calasans teve o privilégio de crescer ouvindo lindas cantigas que eram entoadas por seus pais, que eram ambos dotados de boa voz e gostavam muito de cantar, enquanto trabalhavam. Aos dezoito anos, Fazinho – como é conhecido no lugar – veio para São Paulo aqui chegando no dia 13 de janeiro de 1955, começando a trabalhar neste dia, na profissão que aprendera de seu pai. Após servir ao Exército, no 2º Batalhão de Saúde, no Bairro do Cambuci, começou a trabalhar no então famoso Hotel Jaraguá, em julho de 1956, seu único emprego, de onde sairia das funções de Garçom, em 1972, para presidir o Sindicato da classe, no qual continua no exercício de mandatos sucessivos.

Sempre apegado aos estudos, após passar pelos Colégios Oswaldo Cruz e Álvares Penteado, bacharelou-se em Direito pela velha e famosa Academia do Largo São Francisco, obtendo aprovação da Ordem dos Advogados de São Paulo, obtendo nota máxima.

Na música, aprendeu alguma coisa quando ainda menino com o “Mestre João” – exímio no bombardino, quando regia a banda local – sendo apenas autodidata no manejo modesto de seu violão, Calasans sempre gostou de cantar e compor e é o autor e intérprete de suas próprias melodias e letras. Amante da seresta, desde muito cedo, tinha por ídolo o famoso “cantor das multidões” Orlando Silva, sem desprezar, evidentemente, nenhum dos grandes cantores brasileiros, como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Carlos Galhardos, Gilberto Alves, Augusto Calheiros, Gastão Formenti, Nelson Gonçalves, dentre outros, da velha guarda.

Neste trabalho, que já chega ao número de 13 CD’s, não se dedicando à atividade artística, o que deseja, como produtor independente, é apenas atender o pedido de amigos que o aconselharam sempre a deixar gravada a sua contribuição para a história de nossa música popular.

Os próximos passos serão gravar os sucessos daqueles grandes cantores brasileiros, acima referidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s